Início Notícias Professores têm de trabalhar em média 16 anos e meio para entrar...

Professores têm de trabalhar em média 16 anos e meio para entrar nos quadros

955
0

85% dos professores que foram inscritos nos quadros deste ano têm mais de 40 anos, uma percentagem elevada que corresponde a cerca de 742 docentes, de um total de 872, avança o ‘Correio da Manhã’ (CM).

Para além disto, de acordo com a mesma publicação, não existe nenhum professor nos quadros com menos de 30 anos, já abaixo dos 35 regista-se apenas um. A grande maioria tem de estar em funções uma média de 16 anos e meio, para que lhes seja concedida uma ligação permanente com o Ministério da Educação.

Vítor Godinho, dirigente da Fenprof, não compreende esta medida. «Como é possível que, havendo uma norma-travão que vincula com três anos seguidos de serviço em horário anual e completo, seja preciso em média mais de 16 anos de serviço para vincular», afirmou citado pelo ‘CM’, acrescentando que «a norma tem de ser revista para garantir uma vinculação mais precoce».

A média de idades dos professores inscritos no quadro deste ano, fixa-se nos 46 anos, próxima da idade dos efectivos, que é de 50 anos, segundo o ‘CM’.

«Aposta-se na precariedade para satisfazer necessidades permanentes e este concurso não é suficientemente eficaz para rejuvenescer a classe docente», defende Vítor Godinho, sendo que na sua opinião é «cada vez mais urgente tomar medidas para combater o envelhecimento docente».

Executive Digeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.