Início Editorial O que será dos alunos do ensino privado em setembro?

O que será dos alunos do ensino privado em setembro?

1133
0

Levanto esta questão porque o tema parece ser tabu entre a maioria dos professores. O Ensino Privado é visto por muitos como o “patinho feio” da Educação, porque inflaciona notas, porque só contrata amigos, por isto e por aquilo, mas quem o critica esquece-se que se em setembro os alunos quiserem migrar para o ensino público este último não tem capacidade de resposta e terá de ….isso mesmo…financiar o ensino privado.

 

Fico estupefacto que ainda ninguém tenha pensado nesta despesa que o estado terá de prever, subsidiar os alunos que se encontram no ensino privado, e cujos pais perderam rendimento devido à pandemia, e que pretendem migrar para o ensino público.

A pergunta que se impõe é:

Quais as perspectivas relativas à migração de alunos do ensino privado para o ensino público?

Perspectiva-se que devido à situação económica do país no pós-covid-19, haja uma migração de alunos do ensino privado para o ensino estatal, pelo que um aumento de turmas em algumas escolas poderá ser uma realidade.

 

Não esqueço que este governo foi o que sem critérios acabou com os contrato de associação na educação e por isso mesmo vejo com preocupação quais as soluções que irão arranjar!

Noutra altura quase que adivinhava que aumentariam o número de alunos por turma, mas no caso atual tal não é possível por razões sanitárias, que medidas preveem?

 

Tenho para mim que a única forma a adotar será a de desencadear medidas excecionais de apoio às famílias com filhos no ensino privado/cooperativo.

Só assim evitarão o descalabro!

 

Alberto Veronesi

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.