Início Editorial O Dia Seguinte À Greve – Alberto Veronesi

O Dia Seguinte À Greve – Alberto Veronesi

514
1

Acordei com uma sensação de dever cumprido, de coerência entre atos e pensamentos, mas acordei triste!

Os 90% de adesão à greve não foram suficientes para fechar todas as escolas do país, a minha, por exemplo, não fechou!

As razões pelas quais os colegas fizeram greve, estou certo, não foram as mesmas, muitos nem razões encontraram, porque grande parte das escolas fechou por greve dos funcionários não docentes, que, mais uma vez, deram uma lição de cidadania ativa!

Percebo que a greve possa parecer cada vez menos o caminho certo para a reivindicação, mas de momento não me ocorre nenhuma outra forma de luta.

Poderão dizer que o recurso aos tribunais é uma solução, mas relembro, o que todos sabemos, como funciona mal a justiça em Portugal.

O PS, ardilosamente, conseguiu o que queria, desmobilizar a classe já por si bastante desunida!

Os pouco mais de dois anos que devolveram aos professores, pareceram ser exatamente aquilo que queriam, como se de um torrão de açúcar que ajuda a chegar à meta, fazendo esquecer todo o cansaço de uma corrida cada vez mais penosa, a carreira docente.

Com este modus operandi do governo, os professores estão hoje muito mais felizes. Quase todos já progrediram ou vão progredir, muitos aproximaram-se da reta final rumo à reforma.

Outros vivem hoje numa verdadeira bolha inclusiva e flexível com formações correspondentes, aulas assistidas onde mostram toda a flexibilidade e inclusão, como se estivessem numa arena romana em busca das notas de topo que lhes permitam progredir a uma velocidade superior à do colega.

Estamos assim na Educação.

Alberto Veronesi

1 COMENTÁRIO

  1. Não creio que os professores estejam mais felizes… penso que estão desmoralizados por tantos anos de maus tratos por governos, comunicação social, sociedade em geral e por sindicatos a fazer de conta que lutam pelos seus direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.