Início Editorial Nas Escolas Falta Tudo Menos A Boa Vontade

Nas Escolas Falta Tudo Menos A Boa Vontade

349
0

Foram duas semanas de uma enorme azáfama, delinear percursos, os possíveis, desfasar horários, reorganizar recreios, horários de intervalos, horário de almoço na cantina, pintar o chão, fazer um trabalho tétrico nas pequenas salas cheias de mesas para outros tantos alunos.

Quando dizemos que na escola falta tudo, dizemos que a escola de hoje, pelo menos aquelas onde estamos a trabalhar, está exatamente igual àquela que frequentámos há 35 anos…isso mesmo, igual, sem tirar nem pôr! As cadeiras e as mesas que na época eram “novas” são hoje cadeiras e mesas com 30 anos.

O quadro, que é novo, é de ardósia ou um qualquer outro material mas longe da tecnologia. As janelas são de acrílico, fininho e ofuscado pelo tempo. Lá dentro, da sala, respira-se mal, abafado pelo efeito de estufa que o material usado faz, perguntamo-nos: como será com a máscara?

Quadro interativo, há um! A escola digital, ficou muito longe das escolas e ainda mais longe da população daqueles bairros, mas isso não interessa, o anúncio foi feito “em setembro todos os alunos e professores terão um computador com acesso à internet” e isso chegou para calar os papalvos. E calou!

A única coisa que não falta na escola é a boa vontade dos professores, o espirito de missão inerente à profissão e que tão bem é aproveitada pela tutela e sucessivos governos para manter o rebanho ordeiro…

Achamos que a escola tem tudo para correr mal, mas espero que a nossa boa vontade a mantenha aberta por muito tempo!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.