Início Editorial Não Estamos Em E-Learning, Estamos Alarmados!

Não Estamos Em E-Learning, Estamos Alarmados!

1979
1

Estamos numa situação totalmente anómala, uma situação em que ninguém sabe muito bem como e o que fazer perante desafios que nos são colocados diariamente.

Uns, em teletrabalho, tentam conciliá-lo com as tarefas relativas aos filhos que, também eles, estão em e-learning.

Outros, os professores, estão em plataformas de e-learning a ajudar os seus alunos e ao mesmo tempo em suas casas a ajudar os próprios filhos que por sua vez também precisam de auxílio dos próprios pais!

Parem! Parem tudo!

Pensem um bocado! Alguém está confortável nesta situação? Respondo por mim, Não!

Num momento em que é votado favoravelmente o Decreto de Estado de Emergência na Assembleia da República quero apenas apelar ao bom senso de todos!

Não é TPC que os alunos precisam, não é de trabalhos imensos, é de serenidade! Todos nós precisamos serenidade.

Não estamos numa situação normal de e-learning, de tele-escola ou seja lá o que for!

O que devemos tentar fazer com os nossos alunos, se me permitem a ousadia de aconselhar, é atribuir tarefas mais ou menos lúdicas, mas exequíveis, sem prazos de execução. A concentração da atenção de todos os alunos deste país deve estar comprometida devido ao momento que vivemos, a ansiedade está em níveis elevados e portanto cabe-nos a nós tranquilizar e não gerar stress com os trabalhos que enviarmos.

Os tempos, dizem-me de Itália, vão ser duros para todos, temos de nos proteger física e mentalmente.

O segundo período, se quisermos ser honestos connosco e com os alunos, terminou na sexta-feira 13, o terceiro período é quase certo será eliminado do calendário e o ano, se tudo correr bem, terá o seu início em setembro!

Não vamos colocar os alunos em frente ao computador 8 horas por dia! Não!

Os momentos difíceis que se adivinham exigem ajuste aos procedimentos! Podemos e devemos ser disponíveis, empenhados e tudo mais que acharmos, não podemos nem devemos fazer parte do problema!

 

Alberto Veronesi

1 COMENTÁRIO

  1. E nos assistentes operacionais continuamos a tomar conta de uma escola vazia … 😭 Algumas com filhos em casa…. 😷 O vírus não fica a porta quando regressamos e até ao trabalho e na volta vamos de transportes públicos… 😠

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.