Início Notícias Ministério da Educação dispensa renovação de matrículas para quase todos. Portal foi...

Ministério da Educação dispensa renovação de matrículas para quase todos. Portal foi alvo de ataque informático

31069
0

As renovações de matrículas para todos os anos com exceção dos inícios de ciclo (5º, 7º e 10º) vão processar-se de forma automática, com exceção dos casos em que há mudança de escola. Ou seja, os encarregados de educação que ainda não tentaram ou não conseguiram renovar a inscrição dos alunos já não precisam de ir ao Portal de Matrículas, plataforma que tem estado em baixo ou muito lenta desde a semana passada.

Foi esta a solução encontrada pelo Ministério da Educação para agilizar o processo e diminuir o número de acessos. “Apesar de vários dias em que foram ultrapassadas as 100 mil matrículas diárias, e de já terem sido concluídas cerca de 70% do total, este procedimento vem aliviar o fluxo do Portal das Matrículas e, por conseguinte, poder melhorar a acessibilidade da página, para quem tenha de efetuar a matrícula por essa via”, explica a tutela.

Assim, apenas os pais de estudantes que vão para o 5.º, 7.º ou 10.º anos ou que querem mudar de escola continuarão a ter de se feitas no Portal das Matrículas.

Questionado pelo Expresso, o Ministério explica também que ao fluxo de acessos “associado a páginas conexas ao Portal das Matrículas que estiveram em baixo”, juntaram-se ainda “ataques informáticos de elevada complexidade, que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema.”

MATRÍCULAS DE MADRUGADAS

No Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, em Cascais, os dias têm sido de desespero e de tentativas a desoras para tentar avançar com os processos. “Hoje (terça-feira) comecei a tentar fazer a validação das matrículas às seis da manhã. Entre essa hora e as 8h00 só consegui fazer uma. A partir daí e até agora mais nada. Está sempre a dizer que ocorreu um erro e para tentar mais tarde”, conta ao Expresso a adjunta da direção que tem acompanhado este processo.

As dificuldades com o portal das matrículas agravaram-se desde a semana passada com a renovação das matrículas. “Durante as inscrições para o pré-escolar e 1º ano (que acabaram a 1 de julho) a plataforma era muito lenta mas conseguia-se. O prazo também era maior. Agora estamos muito preocupados. Falta completar o processo de muitos alunos”, relata ainda, dando conta dos muitos pais que telefonam e mandam emails para a escola por também não conseguirem inserir os dados. “Uns ligam a dizer que tentaram às cinco da manhã e que conseguiram assim. Outros nem isso.”

De acordo com o prazo previsto, os pais têm ate 12 de julho para efetuar a renovação das matrículas.

Fonte: Expresso