Início Educação Ministério corrige o secretário de Estado da Saúde: há 68 surtos ativos...

Ministério corrige o secretário de Estado da Saúde: há 68 surtos ativos de infeção em escolas

607
0

Portugal tem 68 surtos ativos de infeção em escolas pelo novo coronavírus, de acordo com um comunicado emitido pelo Ministério da Saúde e que corrige a informação prestada esta sexta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, que indicou haver 477 surtos ativos em estabelecimentos de ensino quando este número se refere ao total que se verifica no país.

“Os surtos identificados” a 16 de novembro, esclarece a nota do Ministério, “distribuem-se da seguinte forma: 3 na ARS Norte, 11 na ARS Centro, 50 na ARS LVT, 2 na ARS Alentejo e 2 na ARS Algarve, no total de 68 em todo o Continente”.

Na intervenção feita esta sexta-feira, António Lacerda Sales disse não descartar para já a possibilidade de antecipar as férias de natal dos alunos. “Não nos parece que as escolas sejam focos de grande intensidade”, referiu António Lacerda Sales na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia da covid-19.

“Nada nos antecipa” que seja necessário mudar o calendário escolar, referiu o governante, que considerou que “as autoridades de saúde fazem bem o trabalho de segregação do que são os casos positivos, contactos de alto risco e contactos de baixo risco”. Turmas, zonas de escolas ou estabelecimentos inteiros só fecham “caso a autoridade de saúde o entenda, de acordo com a estratificação do risco”.

Ao Expresso e antes desta conferência de imprensa, o Ministério da Educação garantiu estar na posse dos dados, mas não poder divulgá-los. Não é certo quantos alunos estejam a estudar em casa por terem testado positivo ou terem tido contactos de alto risco, quantos professores estão de baixa por terem sido infetados ou quantas escolas estão encerradas neste momento, por decisão das autoridades de saúde.

Expresso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.