Início Educação Manter as escolas fechadas é mais prejudicial para os alunos. OMS defende...

Manter as escolas fechadas é mais prejudicial para os alunos. OMS defende outras medidas

457
0

Para a Organização Mundial de Saúde, é mais prejudicial para os alunos manter as escolas fechadas do que reabri-las em contexto de pandemia.

Em conferência de imprensa, o diretor-geral do departamento europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, alerta para o risco de várias crianças serem deixadas para trás, como as têm necessidades educativas especiais.

Apresentando-se como especialista, mas também como pai, em vez do ensino à distância, Hans Kluge defende a adoção de outras medidas de prevenção.

Os responsáveis pela educação podem optar por “abrir escolas onde há poucas infeções, adaptar horários e reduzir o número de alunos nos locais onde o vírus está mais espalhado”, nota. Em casos excecionais, pode ser ponderado “o encerramento temporário das escolas onde há altas taxas de transmissão do vírus”.

“Devemos testar os casos suspeitos e sobretudo as pessoas com sintomas. Sabemos que no caso das crianças é raro, mas mantemos que apenas devem ser testadas essas crianças”, disse a responsável em conferencia de imprensa.

Em países como a França os pediatras estão a recomendar o uso de testes de saliva para os mais pequenos, mas esta é uma novidade que a OMS ainda está a avaliar.

“São testes menos invasivos, o que naturalmente é bom para as crianças”, em comparação com os testes com zaragatoa, que podem ser dolorosos, destaca Catherine Smallwood.

TSF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.