Início Notícias IL quer “plano de recuperação da aprendizagem” para apoiar alunos prejudicados por...

IL quer “plano de recuperação da aprendizagem” para apoiar alunos prejudicados por ensino à distância

1012
0

O Iniciativa Liberal propõe a criação de um plano de recuperação da aprendizagem para apoiar os alunos, em especial aqueles com reconhecidas “necessidades de acompanhamento específico”. Os liberais consideram que o fecho das escolas e o recurso ao ensino à distância devido à pandemia teve impactos negativos na aprendizagem dos alunos e recomenda ao Governo a criação de aulas de apoio para compensar “o tempo perdido”.

“É preciso aulas de apoio para recuperar o tempo perdido. É preciso um plano de reabertura das escolas, devidamente calendarizado. Enquanto sociedade e enquanto decisores, tem de haver sentido de urgência quanto a esta matéria”, defende o Iniciativa Liberal, num projeto de resolução entregue na Assembleia da República.

O Iniciativa Liberal propõe, por isso, ao Governo que desenvolva e implemente um plano de recuperação da aprendizagem, em especial para os alunos considerados como tendo necessidades de acompanhamento específico, atendendo, desde logo, ao facto de não terem tido condições para aceder, adequadamente, às aulas à distância. A ideia é que essas aulas de apoio comecem no ano letivo 2020/2021, “ou antes, se essa necessidade se verificar”.

Para a implementação do referido plano de recuperação, devem ser garantidos “os meios e os recursos humanos necessários às escolas”. Deve ainda ser feito um estudo de impacto do confinamento na aprendizagem para “aferir medidas urgentes de curto prazo para corrigir as necessidades detetadas” e “ações a médio e longo prazo” e deve ser divulgada informação sobre o número de alunos sem acesso a aulas e os motivos pelos quais não tiveram acesso.

O partido liderado por João Cotrim Figueiredo considera “inaceitável” o “silêncio ensurdecedor” do Governo sobre a reabertura generalizada das escolas e nota que a decisão de fechar as escolas devido à pandemia da Covid-19 teve um impacto negativo em termos económicos, bem como na saúde mental e no desenvolvimento social e da motricidade dos alunos. E sublinha: “O fecho da escola é uma condenação para os alunos mais desfavorecidos”.

“Os alunos sem apoio familiar adequado, de famílias desestruturadas, ou que estejam institucionalizados, os alunos com necessidades de aprendizagem especiais e os alunos de famílias mais pobres são fortemente prejudicados pela existência de ensino à distância. As famílias que mais precisam do apoio da escola deixam de contar com esse apoio precioso e essencial, não só para o aluno, como para toda a família. Isto não pode ser ignorado”, explica.

O Iniciativa Liberal pede ainda ao Governo que “presente, com caráter de urgência, o calendário de abertura das escolas para o próximo ano letivo, expondo cenários de acordo quer com a atividade normal, quer com a possibilidade de novos surtos” da Covid-19.

Fonte: JE