Início Editorial Finalmente! Próximo ano arranca com desdobramento de turmas!

Finalmente! Próximo ano arranca com desdobramento de turmas!

9229
0

Sem surpresa vou assistindo de cadeirão às informações que o Ministério vai dando sobre o próximo ano letivo. Foi preciso mais de um mês para chegarem às soluções que já tinha chegado e até escrito no Público a 8 de maio e reforçado recentemente aqui.

Claro que agora as medidas serão anunciadas como grande inovação! Enfim para o caso pouco importa, até é bom que o Ministério vá dando sinais de que está atento a quem trabalha no terreno e vai conseguindo/podendo opinar!

Falam em 15 alunos por turma, mas é preciso perceber que há escolas onde as salas não comportarão tantos alunos, tendo em consideração o 1,5 m de distanciamento exigido pela DGS , pelo que deverá existir uma união de esforços entre escolas, as autarquias e vários ministérios para encontrar a melhor solução possível.

É fundamental que não se “tratem” todos os ciclos por igual:

No 1.º ciclo, onde a autonomia das crianças é reduzida, sobretudo nos 1.º e 2.º, mas também nos 3.º e 4.º anos, são essenciais as aulas presenciais, ficando o ensino remoto apenas como complementar. Ora isso só se conseguiria se:

  • Reduzissem as turmas a, pelo menos, metade do estipulado no pré-covid-19;
  • Aumentassem proporcionalmente o número de professores;
  • Criassem turnos duplos (manhã/tarde) em todas as escolas;
  • Complementassem o presencial com o ensino remoto em turnos semanais.

Acredito que, juntamente com o 1.º ciclo, também o 2.º ciclo deveria ser visto como prioritário para o regresso.

Aguardemos!

Alberto Veronesi