Início Notícias Entre o 3.º ciclo e o ensino secundário, há mais de 7500...

Entre o 3.º ciclo e o ensino secundário, há mais de 7500 docentes acima dos 60 anos

2691
0

Quanto maior a idade, maior o risco advento por contágio de covid-19. Os professores, que se prevê que regressem às escolas já no próximo mês (para lecionar o 11.º e 12.º anos) e que integram uma classe cada vez mais envelhecida, não ficam indiferentes à estatística e o receio pode mesmo levá-los a recusar o retorno às salas de aula.

“Têm chegado vários pedidos de esclarecimento, nomeadamente sobre a possibilidade de escusa de regressar à escola”, diz a presidente da Associação Nacional de Professores (ANP), Paula Carqueja. Uns pela idade, outros que, incorporando a faixa etária mais jovem, são “portadores de doenças cardiovasculares, diabetes, bronquite asmática”, que “vivem e apoiam pais envelhecidos” e que têm “filhos com deficiência” e “menores de 12 anos”.

O medo de contágio, num ambiente que os diretores de escolas consideram ser propício à disseminação, já tinha motivado professores a faltar à escola dias antes de o governo ter decretado o seu encerramento. No ano letivo de 2017/2018 (o último com dados disponíveis), entre a totalidade de 71 571 docentes do 3.º ciclo e do ensino secundário, havia 7574 com idades iguais ou acima de 60. Dados do relatório Educação em Números 2019, que mostram ainda que um número menor de 1017 educadores (de um total de 14 802) estão também nesta faixa etária.

Ler mais…

Fonte: DN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.