Início Educação Educadores de infância protestam em frente ao Ministério da Educação

Educadores de infância protestam em frente ao Ministério da Educação

105
0

Os educadores de infância estão esta tarde concentrados em frente ao Ministério da Educação. Reivindicam que a tutela das creches passe para este Ministério e que seja reconhecido o tempo de serviço dos educadores em creche como serviço docente.

Num comunicado publicado hoje pela FENPROF, o sindicato acusa o Ministério de Educação de deixar de reconhecer e certificar o tempo de serviço docente a partir do ano letivo de 2016/2017.
Em causa está a educação das crianças dos zero aos três anos e o papel da creche enquanto instituição que permite destacar as “potencialidades e necessidades” da criança durante a primeira infância.
Segundo o sindicato, que cita uma recomendação do Conselho Nacional da Educação, nesta fase da educação da criança é fundamental o “reconhecimento do trabalho dos educadores de infância”, sendo para isso preciso que o tempo de serviço conte como “serviço doente, com os respetivos direitos, deveres e regalias”.
A FENPROF crítica ainda a incoerência do Ministério da Educação no tratamento das crianças até aos seis anos, tratando de forma “desigual” creche e pré-escolar, apesar de serem “realidades semelhantes”.
Pede ainda que a tutela das creches passe do Ministério de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para o Ministério da Educação.
Reivindicações que o sindicato caracteriza como “direito das crianças”.

In SicNoticias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.