Início Editorial E se, em vez de perdermos tempo com fantasias, pensássemos em soluções...

E se, em vez de perdermos tempo com fantasias, pensássemos em soluções mais interessantes?

422
0

Pego nesta frase do texto de Francisco Louça, hoje no Expresso, para dizer que estou absolutamente de acordo com o que diz! Estamos neste momento, e ontem mais uma vez provou-se isso no programa Prós e Contras, no campo da fantasia…ninguém, daqueles que deviam dizer, diz nada de concreto, nada de objetivo, mostra segurança e planificação quanto ao futuro próximo da Educação, setembro.

Não basta dizer que “aguardamos diretrizes das autoridades sanitárias, empurrando com a barriga qualquer tipo de planificação. Há, à priori dois cenários, com covid-19 e sem covid-19, sendo que o primeiro será o mais certo, dizem os especialistas, pelo que me parece importante que se preparem, pelo menos, dois planos, que possam ser colocados em prática com rapidez.

Preparemo-nos para recomeçar com covid.19, então em vez de estarmos com a fantasia do B-Learning, ou seja lá o que for, podemos pensar a sério em soluções:

  • Reduzir currículos em todos os graus de ensino;
  • Reduzir as turmas a pelo menos metade do estipulado no pré-covid-19;
  • Aumentar proporcionalmente o número de professores;
  • Desencadear medidas excepcionais de apoio às famílias com filhos no ensino privado/cooperativo;
  • Criar turnos duplos (manhã / tarde) em todas as escolas;
  • Complementar o presencial com o ensino à distância (munindo professores e alunos de meios tecnológicos) com turnos semanais;

Só que não, preferem brincar ao mundo da Fantasia, onde tudo vai bem no reino…pelo menos foi o que deu para perceber do programa de ontem!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.