Início Educação DISCIPLINA NA SALA Vs AULAS EXPOSITIVAS

DISCIPLINA NA SALA Vs AULAS EXPOSITIVAS

153
0

Podemos, com estes estudos, relacionar a indisciplina com as aulas expositivas?

Os professores da Irlanda e da Polónia são os que dizem ter alunos mais disciplinados na sala de aula. Na Dinamarca, os docentes mais jovens assinalam a existência de indisciplina, mas o problema parece não ser uma preocupação entre os mais velhos.
Em Espanha, na Dinamarca e na Polónia, segundo as respostas dos professores, a disciplina dentro da sala de aula aumenta à medida que os professores envelhecem.

A Irlanda e Portugal apresentam um padrão inverso ao dos outros países referidos: o envelhecimento dos docentes corresponde a uma presença mais acentuada de indisciplina, particularmente em Portugal, onde os professores acima dos 50 anos reportam níveis muito baixos de disciplina.

Em Portugal, os professores estão muito acima da média no que se refere ao tempo utilizado a dar aulas expositivas (dados de 2012). Entre estes países, apenas na Irlanda dizem fazê-lo ainda mais. Relativamente às aulas práticas e de projecto, nas quais o aluno tem uma participação mais activa, tanto Portugal como a Irlanda apresentam indicadores abaixo da média dos países que participam no TALIS.

A Dinamarca é um dos países onde o índice de actividades centradas em aulas práticas e projecto é mais elevado. Também em Espanha os professores dizem ser mais práticos do que teóricos.

É interessante verificar que não há grandes diferenças entre os grupos etários; e os professores tendem a seguir, dentro do seu país, as metodologias adoptadas pelos colegas na sala de aula.

SUTEB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.