Início Importados - Educação Covid -19 | Só precisa de um computador para ajudar a parar...

Covid -19 | Só precisa de um computador para ajudar a parar o vírus

548
0

Em tempos de pandemia, todos gostariam de dar uma ajuda a prevenir e combater a calamidade que se está a espalhar pelo mundo. Os médicos e enfermeiros fazem o seu papel, os cientistas procuram uma cura ou uma vacina, e as pessoas comuns isolam-se em casa para evitar a disseminação do vírus. A verdade é que mesmo em casa, qualquer pessoa pode ajudar a travar a doença — basta para isso que deixe o computador ligado.

É esse o objetivo de dois projetos, o Rosetta@Home e do Folding@Home, que querem utilizar a capacidade de processamento de milhares ou milhões de computadores, para processar dados valiosos que podem esconder uma solução eficaz para travar a Covid-19.

Ambos os projetos foram criados para investigar o processo de desenvolvimento das proteínas de diversas doenças. “As proteínas são máquinas moleculares que desempenham muitas funções a que associamos à vida. Ajudam-nos a sentir o ambiente (paladar e olfato), a trabalhar (na contração de músculos e a decompor a comida) (…) Os vírus também têm proteínas que usam para suprimir o nosso sistema imunitário e para de reproduzirem. Para tentarmos parar o coronavírus, queremos tentar perceber como é que estas proteínas virais funcionam e como é que podemos criar terâpeuticas que as interompam”, explicam os especialistas da Folding num artigo dedicado ao Covid-19.

Simplificando muito todo o processo: utilizam simulações computorizadas para tentar desvendar o comportamento das proteínas que podem fornecer tratamentos e até curas para doenças como o alzheimer, malária, cancro ou HIV. Desta vez, os esforços estão todos concentrados no novo coronavírus.

Com enormes blocos de informação para processar e sem computadores suficientes para tornar a tarefa mais rápida, os cientistas viram-se agora para uma espécie de crowdfunding, só que em vez de dinheiro, pedem-nos simplesmente que instalemos um programa no computador de casa.

Esse programa irá receber pequenos pacotes de dados por processar — e o computador faz o resto, sem que tenha de estar em frente ao ecrã. Basta que o deixe ligado a fazer o seu trabalho. E, claro, quantos mais utilizadores emprestarem o seu processador, mais rapidamente poderão avançar com a investigação.

A Rosetta é um projeto da Universidade de Washington e o respetivo programa pode ser descarregado no site oficial. Para que nada se perca, pode também instalar o programa da Folding, da Universidade de Stanford, através da página.

Mesmo este trabalho voluntário tem um custo, já que os processadores dos computadores serão levados ao limite e o ideal é que estejam o máximo de tempo possível ligados. Se não puder, deixe o programa correr enquanto os estiver a usar. Qualquer ajuda é valiosa.

Fonte: Nit

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.