Início Educação Covid-19: Madeira vai testar alunos, professores e funcionários das escolas

Covid-19: Madeira vai testar alunos, professores e funcionários das escolas

753
0

A Madeira vai testar à covid-19 toda a população escolar no arranque do segundo período lectivo, anunciou esta quinta-feira o presidente do governo regional, Miguel Albuquerque, durante uma conferência de imprensa que se seguiu ao início da vacinação contra o novo coronavírus no arquipélago.

A região autónoma, explicou, tem um stock de 100 mil testes antigénio, e vai utilizar parte para testar as cerca de 52 mil pessoas que compõem o universo escolar da Madeira: 42 mil alunos, seis mil professores e quatro mil funcionários não docentes.

“É provável que aconteça um aumento de casos, mas conseguimos controlar melhor este universo populacional”, afirmou, depois de revelar que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) pediu a todos os laboratórios nacionais amostras de casos testados de pessoas que tenham passado pelo Reino Unido nos últimos dias.

“O INSA mandou este ofício a todos os laboratórios”, disse, mostrando o documento aos jornalistas que queriam saber quem tinha razão: se as autoridades regionais de saúde, que divulgaram esta semana que um dos casos de infecção pela estirpe do Reino Unido detectados na Madeira era proveniente da região de Lisboa e Vale do Tejo, se o Instituto Ricardo Jorge, que não reconhecia esse caso. “Se esta nova variante do vírus está em toda a Europa, acho muito estranho que não esteja no continente”, afirmou Albuquerque.

Esta semana, a Direcção Regional de Saúde da Madeira confirmou a existência de 18 casos de infecção associados à nova estirpe do vírus SARS-CoV-2, que foi identificada primeiro no Reino Unido, precisando que esses casos se referem a turistas, emigrantes e um cidadão continental.

Desde o início da pandemia, a Madeira tem um total de 1687 infecções (números de quarta-feira), 610 dos quais activos, e um acumulado de 14 óbitos associados à covid-19.

 

Fonte: Público

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.