Início Educação Covid-19. Escola encerrada em Castelo Branco é uma das mais de 200...

Covid-19. Escola encerrada em Castelo Branco é uma das mais de 200 com surtos em todo o país

1339
0

A Escola Básica da Quinta da Granja, em Castelo Branco, está encerrada a partir desta quarta-feira e durante os próximos 14 dias, na sequência de casos de infeção por covid-19 entre os alunos. A decisão tomada pela direção do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, de que a escola faz parte, e pelas autoridades de saúde, foi comunicada aos pais na tarde de terça-feira, conta o “Jornal de Notícias“.

O estabelecimento está longe de ser o único com surtos de covid-19. A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) conta já 215, numa lista em permanente atualização — a última foi pelas 13 horas desta quarta-feira e já inclui a escola albicastrense. Na publicada na passada sexta-feira havia 140 estabelecimentos de ensino, o que dá ideia do ritmo a que a lista tem crescido.

Na semana passada, a Fenprof recusou os dados da Direção-Geral da Saúde, que falava em 23 surtos ativos em ambiente escolar. A estrutura sindical liderada por Mário Nogueira pediu uma lista ao Ministério da Educação com todas as escolas que tinham, ou tiveram, casos positivos, bem como um pedido acerca dos procedimentos a tomar nessas situações. À falta dela, a federação criou uma.

A Fenprof critica a existência de medidas distintas entre instituições, apontando, no entanto, que a norma é que a pessoa infetada seja colocada em isolamento profilático. Porém, “todos os que com ela partilharam espaços continuam a deslocar-se às escolas, sem que seja realizado qualquer teste”, vincou Mário Nogueira.

Segundo as normas da Direção-Geral da Saúde, sempre que houver um caso suspeito, todos os contactos identificados pelas autoridades locais como sendo de “alto risco” devem ser testados. A exceção vai para creches e jardins de infância, onde a testagem não é obrigatória.

A decisão de enviar as turmas para casa, depois de um professor ou aluno testar positivo, dependem das condições da turma e das salas de aula e espaços que frequentam e é decretado pela escola. Já o encerramento de todo o estabelecimento é uma determinação das autoridades de saúde a nível regional, exceto no caso dos privados.

Foi o que aconteceu esta semana em Castelo Branco: depois de no sábado terem sido detetados casos positivos assintomáticos, os restantes alunos da escola foram sujeitos a teste. Mesmo nos casos negativos, instituições de ensino e autoridade de saúde decidiram colocar todos os alunos, professores e auxiliares educativos em isolamento profilático. A escola garante que não há ninguém internado e que os sintomas dos alunos são apenas ligeiros.