Início Educação Covid 19 | Carta aberta aos governantes, autoridades e demais responsáveis

Covid 19 | Carta aberta aos governantes, autoridades e demais responsáveis

396
2

Estamos próximos de um momento critico para todos, muitos de nós querem seguir o comportamento que nos foi até aqui incentivado a ter pelas autoridades de saúde e governantes. Certos de que a motivação para tal incentivo tem uma origem benévola, pois preocupa-se em não criar processos de pânico na população, também tem um efeito secundário perverso, criando uma falsa sensação de tudo estar sob controlo. O QUE NÃO É VERDADE.
.
Nem tudo está sob controlo, nem esta pandemia está para ter uma solução definitiva em breve, através de uma ou várias vacinas capazes de produzir a tal imunidade coletiva que todos desejamos, esta é a nossa crença, assente em acompanhamento dos ensaios científicos que os grupos de investigação têm vindo a produzir.
.
Tal como eles (grupos de cientistas que procuram a solução através da vacina), somos profissionais tecnólogos, e todos, seres humanos que enquanto raça, somos convocados a participar nesta luta contra um inimigo comum, o vírus Sars-Cov-2.
.
Tal como a eles, enquanto profissionais, não nos compete dar opiniões sobre as decisões políticas que têm vindo a ser tomadas, mas sim agir e apresentar propostas que indiciem soluções para a resolução ou mitigação do problema.
.
É neste sentido que a equipa do SS4COVID19 tem trabalhado desde março de 2020. O projeto SmartSafety 4COVID19, resulta da visão de que seria preciso olhar para um médio prazo e não para um curto, pois nesse, o problema de controlo de contágios, só poderia ser mitigado com confinamento, como acorreu. Com esse tempo, criar soluções para não ter de confinar novamente na fase pós 1ª vaga, pois tal possibilidade, destruirá por completo a economia e afetará de forma grave a sociedade Portuguesa.
.
Infelizmente estamos longe de ter uma vacina, para considerar que o cenário de ter de lidar com o perigo de aumento exponencial de contágios e por sua vez o colapso dos sistemas de saúde, é algo com fim para breve. Preferimos acreditar e trabalhar com cenários mais realistas que nos dizem termos de lidar com o problema durante mais um ano, como mínimo, do que a atitude de sonhar com um milagre a curto prazo, já no início do próximo ano de 2021.
.
Somos tecnólogos, não teólogos e que nos perdoem esses, com todo o respeito que nos merecem, o momento é de soluções e não de suposições:
1. O SS4COVID19 está pronto para ser uma resposta cabal à capacidade de mitigação dos riscos de contágio ao vírus responsável pela COVID19;
2. Áreas como: educação, lares, grandes empregadores e desporto (futebol e outros), podem beneficiar dele;
3. Os nossos governantes conhecem os pressupostos e os timings para implementação desde julho;
4. Às respetivas tutelas e responsáveis das diferentes atividades (Ministério educação, Federação e Liga de Futebol, União das Misericórdias, Confederação da IPSS´s, governo nacional e regionais: Madeira e Açores), foi-lhe apresentada a proposta e solução.
.
Temos desde final de julho a solução para mitigar o problema que se avizinha, podemos não ter tempo para colocá-lo efetivamente no terreno a tempo de prevenir uma catástrofe, sozinhos não podemos fazer tudo, as responsabilidades, deveres, riscos e compromissos devem ser assumidos por todos e não apenas por parte.
.
Serve esta carta aberta para deixar um alerta e um aviso, a saber;
.
Alertamos para a certeza que caminhamos para uma catástrofe, e aviso para o fato de haver necessidade de tempo para implementar soluções, pois no caso da tecnologia, ela não se materializa juntos dos beneficiários com um estalar de dedos, mas sim como preparação programação e execução atempada.
.
Este não é um projeto com vista ao lucro, este é um exercício com vista a trazer uma proposta de solução para um problema de todos.
.
Senhores governantes, autoridades e entidades responsáveis, portuguesas e portugueses, no que a nós se refere, fizemos o que nos seria exigido fazer e estamos prontos: www.ss4covid19.com

A equipa do SS4COVID19

2 COMENTÁRIOS

    • José ??? Citando o texto: “…a solução para mitigar o problema …” Mitigar significa; acalmar, abrandar, aliviar, atenuar, amenizar, etc… “Para bom entendedor….”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.