Início Editorial Continuam A Esconder Casos De Covid Nas Escolas – Caso Positivo Omitido

Continuam A Esconder Casos De Covid Nas Escolas – Caso Positivo Omitido

3569
0

É preciso entender a situação pela qual estamos a passar para adotarmos comportamentos, ajustarmos procedimentos e sobretudo agir com honestidade e clareza.

Não faz sentido as escolas omitirem casos positivos de covid na sua comunidade. Continuamos a receber denúncias de escolas que o fazem, dizendo que assim evitam o pânico e o alarmismo, mas na realidade fomento isso mesmo, o pânico e o alarmismo resultado do diz que disse!

Imagine-se a seguinte situação que nos chegou hoje ao blogue. Uma animadora dos AAF (Atividades de Apoio À Família), que como se sabe fica com imensas crianças das diversas bolhas da escola, testou positivo na 6.ª feira.

Ora o que havia  a fazer, cumprindo com o estipulado pela DGS, seria avisar todos os encarregados de educação dos alunos que estiveram em contacto direto com a animadora para pelo menos durante o fim-de-semana manterem-se vigilantes e diminuírem ao nível do essencial os contactos com terceiros. Ou estaremos a pensa errado?

No entanto o que aconteceu, para não alarmar, foi que só na segunda feira irão saber da situação, quando no fim de semana já fizeram a “vida que quiseram”.

São contactos de risco que poderiam ser evitados mas em nome do alarmismo, da obscuridade e sobretudo da tendência que muitos desses colegas que agora são diretores têm de considerar que escola que não aparece na lista da Fenprof é melhor que a outra que aparece, pensamento esse que nos remete para a mais profunda ignorância.

E ainda há aqueles que preferem manter os colegas, da pessoa que testou positivo, sem saber para que não digam à Fenprof. “O que se passa no agrupamento fica no agrupamento”. Só que não, meus caros!

Será difícil perceber que quanto mais seriedade nos processos houver mais confiança e menos alarmismo haverá?

 

A equipa VoZProf

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.