Início Notícias Computadores para todos os alunos? “Não há soluções imediatas” diz Ministro da...

Computadores para todos os alunos? “Não há soluções imediatas” diz Ministro da Educação

719
0

As aulas vão recomeçar amanhã mas num modelo diferente, apostando no ensino a distância para os vários graus de ensino do básico e secundário, embora exista a possibilidade do 11º e 12º ano poderem voltar às escolas, com regras de distanciamento especiais nesta época de pandemia da COVID-19. As linhas da estratégia definida foram comunicadas na semana passada, depois da decisão do Conselho de Ministros, e ficou prometido um “acesso universal” que permita ultrapassar barreiras e diferenças de acesso a equipamentos entre os vários graus de ensino e nas famílias.

Os vários levantamentos que têm vindo a ser feitos mostram falhas no acesso a computadores e à internet, e alguns números apontam para 50 mil alunos sem recursos, e por isso a garantia de aulas através da televisão – por cabo, satélite e TDT – é uma das opções, que deverá ser complementar com outros métodos de proximidade.

“Já tínhamos apresentado o plano de transição digital das escolas, este momento é um catalizador, também na literacia básica dos estudantes e dos professores, que acabam por ter formação em serviço, e estamos a trabalhar também para que exista formação para estarem familiarizados com as plataformas e om isto de avaliar à distância”, afirmou hoje o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues,  na sua intervenção hoje no Fórum TSF.

A ideia é dar aos alunos a possibilidade de ter acesso à internet e a máquinas, que é importante para esta transição digital, mas o ministro da Educação lembra que “não há soluções imediatas […] mesmo que quisessemos dotar agora [as famílias e as escolas de equipamentos] há limites, de máquinas no mercado, capacidade de instalação, literacia na utilização”, afirma, explicando que nem tudo se consegue resolver imediatamente, e que é importante fazer pontes entre as famílias e as escolas, e ir adaptando. (em atualização)

Fonte: TEKSapo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.