Início Editorial Carta Aberta – Caro, Francisco Louçã

Carta Aberta – Caro, Francisco Louçã

768
0

Meu caro,

O que se passou ontem na sua página, pública, do Facebook foi um momento muito embaraçoso para si. No entanto, não queria deixar de dizer que quando uma pessoa na sua posição, com os seus estudo académicos e cultura reconhecida, tem como único argumento, a uma opinião diferente da sua, a resposta “Perfil Falso”, estamos no limite da decência do debate público.

Assumo que a intervenção foi algo provocatória, não por invocar André Ventura, como depois percebi a razão da sua resposta e a relação que tinha com a invocação, mas pelo facto de simplesmente o Bloco de Esquerda há 25 anos não existir.

Percebi que o problema da minha intervenção foi, afinal, o facto de atribuir populismo à sua intervenção comparando-a às intervenções de André Ventura fazendo um paralelo entre a intervenção de um e de outro, dando a entender que mais importante que o interlocutor é a mensagem!

Como professor que é, deixou uma imagem de enorme intolerância para com quem tem uma opinião diferente da sua, acusando-me e a outros internautas, que consigo discordavam, de sermos perfis falsos!

Sabe melhor que eu que teria sido bem mais profícuo se tivesse conseguido argumentar, preferiu desdenhar e fazer acusações falsas. Está no seu direito! Só que essa atitude demonstra bem a intolerância dos auto proclamados tolerantes! Percebeu, com certeza, que tive uma pequeno debate com uma das suas seguidoras que me pareceu, mesmo que discordando em alguns pontos, de uma enorme riqueza de troca de ideias!

Queria entretanto dizer-lhe que nós, professores, devemos dar o exemplo de como devemos ser tolerantes com os outros e as suas opiniões, de certo que sabe disto melhor que eu, e não apenas considerarmos aqueles que connosco concordam sem pestanejar!

Como tive oportunidade de lhe dizer, sou seu seguidor desde do tempo da fundação do B.E., pois considero-o uma pessoa culta, informada e com opiniões válidas, independentemente de concordar ou não com as mesmas, fiquei muito desiludido com a atitude que teve com cada um que discordou de si e da sua publicação!

Relativamente ao assunto que me levou a comentar o seu post, quero-lhe dizer que acho, sim, que há demasiadas pessoas racistas em Portugal, como há, infelizmente, muita gente ignorante e também intolerante, sabendo nós a relação que tem entre si, mas não há evidências inequívocas de que sejamos um povo racista. Digo eu e disse o Rui Rio! Pena ter usado as afirmações de Rui Rio para fazer aproveitamento político, tal como acusa André Ventura de fazer, e pena também que à primeira pessoa que discordou consigo chamou-lhe “perfil falso”, tal como faz Trump às notícias menos agradáveis, estranhas parecenças entre todos!

Um abraço do seu seguidor, agora mais cauteloso, mas não um perfil falso

Alberto Veronesi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.