Início Sociedade As crianças com + de 6 anos vão ser obrigadas a utilizar...

As crianças com + de 6 anos vão ser obrigadas a utilizar máscara -Eduardo Sá

5892
0

O tempo em que as crianças de 6 anos, quando entrarem no 1º ano de escolaridade, estarão de máscara e a altura em que a devem substituir não está muito nítido. Se considerarmos Setembro, compreende-se o uso de máscaras por crianças com + de 6 anos. Mas não deveria ser claro, já “amanhã” (e depois disso), quantos alunos com máscara é suposto que uma turma tenha, em quantos metros quadrados de sala e com que rotinas escolares, de recreio e de alimentação, por exemplo? Até porque, em função de normas de segurança estritas, haverá creches, jardins de infância e algumas escolas que, mesmo quando as crianças tenham máscara, talvez não reúnam condições para reabrir. Não estaremos a pôr muito ênfase nas máscaras e a presumir que todos os jardins de infância (e, depois, as escolas) terão o espaço, os recursos e o pessoal indispensáveis para que as crianças convivam, já “depois de amanhã”, com uma situação que precisa (toda ela) de ser esclarecida, para descanso de todos nós?

Também a forma como as crianças irão usar a máscara no recreio e no brincar tenderá a não acabar num “casamento” feliz. Será normal que quando correm e quando brinquem não meçam os gestos de protecção. E que se toquem. Ou que respirem umas para cima das outras.

Devemos ser “contra” as máscaras? Não! Mas, da mesma forma que se disse e repetiu (quando a saúde colocava reservas em relação ao seu uso, por todos nós), as máscaras não nos deverão sossegar como pais. Quando muito, servirão para atenuar um bocadinho os nossos medos. Irão ajudar, claro. Mas a nossa atenção e bom senso de pais precisará (ainda!!) + de nós. Até porque há outros aspectos – fundamentais – a carecer de explicação a propósito da abertura em segurança das creches, dos jardins de infância e das escolas.As crianças com máscara serão as mesmas, de todos os dias?

Fonte: Instagram Eduardo Sá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.