Início Notícias Alunos do 11.º só terão aulas às disciplinas com exames no seu...

Alunos do 11.º só terão aulas às disciplinas com exames no seu ano

1529
1

Ministério da Educação indica que estudantes do 11.º ano não terão aulas nas disciplinas onde só existem exames no 12.º ano. Era uma das várias dúvidas dos directores.

O Ministério da Educação esclareceu nesta quinta-feira que só existirão aulas presenciais “para as disciplinas do ensino secundário do ano em que se façam os exames nacionais”. “Assim, as disciplinas trienais apenas têm aulas presenciais no 12.º ano”, especifica o ME em respostas enviadas ao PÚBLICO.

Este esclarecimento surge na sequência de uma série de dúvidas levantadas por directores das escolas, nomeadamente no que respeita ao número de disciplinas a que os alunos do 11.º ano terão de assistir quando regressarem às escolas a 18 de Maio.

Conforme o PÚBLICO deu conta na edição desta quinta-feira, uma das principais dúvidas dos directores era esta: O que se quer dizer exactamente quando se estipula que se “realizam presencialmente todas as aulas das disciplinas com oferta de exame nacional” e que “os alunos frequentam estas disciplinas, independentemente de virem a realizar os respectivos exames”? — como referido nas orientações da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgeste) enviadas nesta terça-feira para as escolas.

Tal significa, por exemplo, que os alunos do 11.º ano vão ter aulas presenciais a cinco disciplinas em vez das duas a que estão obrigados a fazer provas nacionais, porque terão de juntar a estas as cadeiras em que se realizam exames no 12.º ano?

A resposta, portanto, é “não”. Nas respostas enviadas ao PÚBLICO, o ministério confirma, no entanto, que “os alunos frequentam estas disciplinas [as que têm provas nacionais], independentemente de cada um dos alunos nelas realizar exame”. No caso do 11.º ano existem três disciplinas sujeitas a provas nacionais em cada um dos cursos científico-humanísticos.

Fonte: Público

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.